imagem site.jpg

Brief do Projeto - Premiação da Internacional de Excelência em Planejamento - American Planning Association

Sistema de Transporte Público Gratuito de Vargem Grande Paulista

O projeto de reestruturação do sistema de transporte municipal de Vargem Grande Paulista tem como principal objetivo a melhoria das condições de mobilidade da população por meio do desenvolvimento de um serviço acessível a todos. Esse objetivo tem relação direta com as necessidades de construção de uma cidade mais democrática e sustentável. Trata-se de uma política pública que, por um lado, garante que todas as pessoas, independentemente de sua idade, ocupação e classe social possam ter acesso à cidade e aos serviços de que ela dispõe e, por outro, caracteriza-se como uma forma de incentivo e estímulo ao crescimento econômico local. Elaborado entre fevereiro e junho de 2019, a efetiva implementação do projeto ocorreu dia cinco de novembro de 2019, quando sistema foi inaugurado e sem cobrança de tarifa para o usuário. Hoje, para atender aos mais de 120 mil passageiros mensais que utilizam o transporte público municipal, o serviço é operado por treze ônibus em sete linhas com cobertura de 85% dos domicílios.

autores:

Polo Planejamento 

Pref. Vargem Grande Paulista

ciclo pp.png

Revista Agenda Política

Vol.6 – n.1 – 2018

Public policies, agents and agendas: review of the debate with emphasis on urban planning

Urban planning is a public policy and needs to be analyzed as such. This paper aims to contribute to the urban planning public policy debate, for which it relates the bibliography of public policy management and urban planning. It is the territory that permeates relations and disputes. Building a theoretical framework in light of these two areas aims to consolidate the analysis of the public policy cycle as a tool to understand the main obstacles encountered in urban planning, the formulation of the public agenda and the proposition of arrangements and plans.

autor:

Thiago Von Zeidler Gomes

congresso antp.png

21º Congresso da ANTP

Geoprocessamento para Planejamento de Rotas Cicláveis no Plano de Mobilidade de Jaú

A participação do transporte ativo na matiz modal é significativa na sociedade brasileira. A bicicleta nos municípios tem baixo aproveitamento como transporte por falta de planejamento e por problemas culturais que dificultam o incentivo por falta de informações para este modo. Ferramentas de geoprocessamento auxiliam em planejar rotas com mais eficiência em locais adequados, este artigo visa apresentar um caso em que estas ferramentas foram empregadas.

autores:

Paulo Silva

Laury Liers

Thiago Gomes

Felipe Cremonese

unnamed.png

ARENA ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana 2019

Dificuldades dos municípios de pequeno porte para elaboração de planos de
desenvolvimento urbano: o caso de Pedro de Toledo/SP

O planejamento urbano no Brasil sofreu mudanças significativas, tanto no campo institucional, quanto normativo. Desde a elaboração do novo marco regulatório, além dos planos diretores serem fortalecidos, a legislação criou novas ferramentas de planejamento a partir da regulação de políticas setoriais em âmbito nacional. Todas essas políticas se realizam por meio da implementação de planos municipais de desenvolvimento urbano, específicos para cada área. Contudo, nota-se hoje uma dificuldade das prefeituras municipais para construírem tais planos, principalmente nos pequenos municípios. Assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar os principais desafios enfrentados pelas prefeituras de pequenos municípios nos processos de planejamento territorial, apresentando como exemplo o caso do Plano de Mobilidade Urbana de Pedro de Toledo.

autores:

Bianca de Oliveira

Caio César Carvalho Ortega

Paulo Pereira da Silva

Tatiana Landi Ignacio  Araújo

Thiago Von Zeidler Gomes

Páginas_de_CompBrasil_35_out.jpg

Revista Computação Brasil outubro/17 nº 35

Monitoramento Automático de Métricas de Planos de Mobilidade

Como as cidades podem garantir que a execução de um plano de mobilidade traga impactos positivos práticos na mobilidade de seus cidadãos, melhorando sua qualidade de vida?

autores:

Roberto Speicys Cardoso
Thiago Von Zeidler Gomes
Estefânia Quirla Bordin

ethos e ifn

Fórum Mobi - Instituto Ethos e IFN

O impacto da inovação tecnológica na mobilidade urbana da cidade de São Paulo

A mobilidade urbana é um tema que vem ganhando destaque nesses últimos anos, sobretudo as questões relacionadas ao aumento da tarifa do transporte público coletivo que ocorreram em 2013 e que trouxeram à tona os principais problemas relacionados à precariedade na prestação desse serviço e também aos problemas que acometem o setor de transportes. Os problemas ocorrem em função do aumento da aglomeração urbana ocorrer num ritmo cada vez mais acelerado e com tendência de crescimento, devido à falta de planejamento de infraestrutura adequada e ausência de sistemas de transporte não responsivos à demanda. Nesse sentido, a inovação tecnológica pode oferecer soluções que visam melhorar o planejamento, a operação e a gestão das cidades.

autores:

Polo Planejamento

Readymake

Scipopulis

congresso antp.png

21º Congresso da ANTP

Panorama dos Planos de Mobilidade no Estado de São Paulo

O Plano de Mobilidade urbana é o principal instrumento de gestão da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei 12.587/12. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da produção de Planos de Mobilidade no Estado de São Paulo, além de abordar quais entraves à elaboração desse instrumento para àqueles municípios que são obrigados a realização do plano, mas ainda não fizeram.

autores:

Laury Liers

Thiago Gomes

Felipe Cremonese

contato@poloplanejamento.com

+55 11 4103 5396

 

Rua Jurubatuba, 1350 sala 318

São Bernardo do Campo - SP

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Site criado pelos colaboradores da Polo Planejamento