Open Site Navigation
Sistema de Transporte Público Gratuito de Vargem Grande Paulista
Sistema de Transporte Público Gratuito de Vargem Grande Paulista

Brief do Projeto - Premiação da Internacional de Excelência em Planejamento - American Planning Association

O projeto de reestruturação do sistema de transporte municipal de Vargem Grande Paulista tem como principal objetivo a melhoria das condições de mobilidade da população por meio do desenvolvimento de um serviço acessível a todos. Esse objetivo tem relação direta com as necessidades de construção de uma cidade mais democrática e sustentável. Trata-se de uma política pública que, por um lado, garante que todas as pessoas, independentemente de sua idade, ocupação e classe social possam ter acesso à cidade e aos serviços de que ela dispõe e, por outro, caracteriza-se como uma forma de incentivo e estímulo ao crescimento econômico local. Elaborado entre fevereiro e junho de 2019, a efetiva implementação do projeto ocorreu dia cinco de novembro de 2019, quando sistema foi inaugurado e sem cobrança de tarifa para o usuário. Hoje, para atender aos mais de 120 mil passageiros mensais que utilizam o transporte público municipal, o serviço é operado por treze ônibus em sete linhas com cobertura de 85% dos domicílios.

Polo Planejamento e Pref. Vargem Grande Paulista

Entrevista do Sócio Thiago Gomes sobre planejamento urbano no Brasil
Entrevista do Sócio Thiago Gomes sobre planejamento urbano no Brasil

Latin American Special Report - Publicação da divisão Internacional da Associação Americana de Planejamento - APA

Nas páginas 32 a 35 desta publicação o sócio fundador da Polo Planejamento, Thiago Gomes, é entrevistado a respeito do planejamento urbano no Brasil. Além de falar neste tema em geral, também trata brevemente do projeto de transporte planejado para Vargem Grande Paulista.

Neste número, ainda são retratadas outras experiencias latinoamericanas, com entrevista de: Alberto Harth Deneke (El Salvador), Carlos Ferrufino (El Salvador), Valeria Leyva Reyes (México), Adrián Puentes (Argentina), Antonella Salmerón (Equador), Juan Felipe Pinilla (Colombia), Evan Todtz (Colombia) e Aline Faiwichow Estefam (Brasil).

APA - Internacional Division

Publicações